Secretário de Atenção Primária visita Lagoa Alegre e anuncia construção de UBS de quase R$ 1 milhão

Em: 20 abril, 2022

O Secretário de Atenção Primária, Raphael Câmara e o Superintende Regional do Ministério da Saúde no Piauí Ferdinand Feitosa, visitaram na tarde desta terça-feira (19/04) o município de Lagoa Alegre (PI).

Acompanhados pelo prefeito Carlos Magno (MDB) e pela Secretária Municipal de Saúde e Primeira-Dama Rizalva Fortes, eles participaram de uma solenidade na quadra de esportes Pedro Tote, em frente à escola Alfredo Costa, e juntos, assinaram a Portaria Nº 778, de 19 de abril de 2022, que autoriza a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona urbana do município.

A obra será financiada pelo Governo Federal, por meio do Programa Requalifica UBS e os recursos empenhados são de R$ 953.000,00. O recurso será liberado fundo a fundo. O dinheiro será liberado nos próximos dias, e já estará disponível na conta. A prefeitura terá um prazo de até um ano para iniciar a construção, caso contrário terá quer devolver o recurso para os cofres do Ministério da Saúde.

O Governo Federal é quem financia e o município é quem executa. A partir do momento que é publicada a portaria, esse recurso é empenhado e o município tem um período de quase um ano para poder executar o processo licitatório e colocar no sistema para receber a parcela integral do recurso da UBS”, contou o Secretário de Atenção Básica, Raphael Câmara.

“Estamos hoje aqui para assinar uma portaria para construção de uma UBS no valor de aproximadamente um milhão de reais. (R$ 953.000,00). O dinheiro será brevemente liberado fundo a fundo, então nós próximos dias já vai estar na conta da prefeitura e eu espero ,brevemente, retornar para a inauguração da Unidade Básica de Saúde”, reforçou o secretário.

“Nós temos quatro Equipes de Saúde da Família e só três UBS. Na zona urbana, temos uma única UBS; essa unidade acolhe duas equipes e ainda serve como suporte para demais equipes que são da zona rural, então essa nova unidade de saúde será fundamental para nós aqui do município”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Rizalva Fortes.

Prefeitura Municipal de Lagoa Alegre - PI

Praça Raul da Silva Costa, 400 - Centro